18 de agosto de 2009

Grandezas Direta e Inversamente Proporcionais

A variação de uma grandeza pode variar outra grandeza, por exemplo: se observarmos os quilômetros percorridos por um carro (1º grandeza) e o combustível gasto (2º grandeza) por esse carro durante os quilômetros percorridos. A 2ª grandeza irá aumentar ou diminuir dependendo se a 1ª grandeza irá aumentar ou diminuir também.
Podemos dizer que grandezas proporcionais são grandezas que a sua variação interfere na variação de outra.
As grandezas proporcionais podem ser:
Grandezas inversamente proporcionais.
Grandezas diretamente proporcionais.

Grandezas diretamente proporcionais, explicando de uma forma mais informal, são grandezas que crescem juntas e diminuem juntas. Podemos dizer também que: São grandezas diretamente proporcionais se uma delas variar na mesma razão da outra. Isto é, duas grandezas são diretamente proporcionais quando, dobrando uma delas, a outra também dobra; triplicando uma delas, a outra também triplica... E assim por diante.

Grandezas inversamente proporcionais, explicando de maneira informal, são grandezas que quando uma aumenta a outra diminui e vice-versa. Podemos dizer também que: Duas grandezas são inversamente proporcionais quando, variando uma delas, a outra varia na razão inversa da outra. Isto é, duas grandezas são inversamente proporcionais quando, dobrando uma delas, a outra se reduz pela metade; triplicando uma delas, a outra se reduz para a terça parte... E assim por diante.

Exemplos:

1) A tabela relaciona as grandezas ”medidas do lado” e “perímetro” de um quadrado. Essas duas grandezas são direta ou inversamente proporcionais?



Como podemos ver, enquanto a grandeza “medida do lado de um quadrado” aumenta ao outra grandeza “perímetro de um quadrado” também aumenta. Logo esta é uma grandeza diretamente proporcional.

2) A tabela relaciona as grandezas “quantidade de operários” e “tempo” para a construção de duas obras iguais, A e B. Essas duas grandezas são direta ou inversamente proporcionais?
Como estamos vendo, enquanto a grandeza “quantidade de operários” aumenta, a grandeza “tempo” diminui. Logo esta é uma grandeza inversamente proporcional.

3) A velocidade constante de um carro e o tempo que esse carro gasta para dar uma volta completa em uma pista estão indicados na tabela a seguir: De acordo com a tabela, essas duas grandezas, “velocidade” e “tempo”, são direta ou inversamente proporcionais?
Observando a tabela, percebemos que se trata de uma grandeza inversamente proporcional, pois, a medida que uma grandeza aumenta a outra diminui.


Exercícios:

1) Mariana tem 60 sementes de flores para plantar em alguns vasos. Cada vaso deve receber o mesmo número de sementes.a) complete a tabela:


b) as grandezas são de que tipo, direta ou inversamente proporcionais? Por quê

2) Cinqüenta coelhos são alimentados durante quatro dias com certa quantidade de ração.
a) Se o número de coelhos for reduzido à metade, a quantidade de ração consumida deve aumentar ou diminuir?
b) O número de coelhos e a quantidade de ração consumida são grandezas inversamente proporcionais? Por quê?

3) Com um saco de ração alimento 12 galinhas durante 8 dias. Se aumentar o número de galinhas para 16, quantos dias vai durar um saco dessa ração?

4) Joaquim e Manuel trabalharam juntos em uma construção. Joaquim trabalhou durante 3 dias e Manuel durante 2 dias. O serviço todo rendeu para os dois juntos R$ 200,00.
a) Qual dos dois tem direito a ganhar mais? Por quê?
b) Se a divisão for justa, quanto deve ganhar cada um?
c) Escreva a razão entre os dias em que cada um trabalhou.
d) Escreva a razão entre a quantia que Joaquim recebeu e a que Manuel recebeu.
e) Essas razões formam uma proporção? Por quê?

5) Jaime e Juarez fizeram uma parceria para jogar na loteria. Jaime entrou com R$1,20 e Marcelo com R$1,80. Sabe o que aconteceu? Eles ganharam um prêmio de R$ 1500,00!
a) Qual dos dois deve receber a maior parte do prêmio? Por quê?
b) Calcule a parte justa que cada um deve receber desse prêmio.

222 comentários:

  1. Respostas
    1. verdade que porra é essa deu certo para o meu trabalho mas meu professor falo que eu esqueci de responder site de merda me deixou na mao essa porcaria dos infernos douglas vc é um viado seu filho da puta faz direito essa merda sua vadia prostituta

      Excluir
    2. kkkkkk vc quer o negoço até respondido... ao nome do site é ensinandoeAPRENDENDOmatematica
      ele ensino, e vc tem q responder ;)

      Excluir
    3. Ah pelo amor de Deus né povo, o pessoa dá o dedo vocês querem o corpo inteiro ...

      Excluir
    4. mth25, ja ouviu falar em Google? procure exercícios la, e cara, o professor deve ter sido muito complacente por que pelo jeito não te adiantou nada, se você nem conseguiu responder a uma unica pergunta

      Excluir
    5. na verdade tudo rezumi ci a keijo

      Excluir
    6. aff esse povo quer tudo na boca se quer na boca vai pedir a mamãe vai filhinho

      Excluir
    7. oporcaria de saity vale porra nehuma

      Excluir
    8. KKKK. Isso me ajudou .. O meu prof passa pra gente elaborar questões e responder. Bom .. Eu não precisei elaborar só responder. KKKKKKK' Mth25 curti teu nome. Cara tem um site que tem resposta. sómatematica. é legal e tals

      Excluir
  2. gostei muito dos exemplo mais seria melho dar mais exemplos de inversamente e indiretamente

    ResponderExcluir
  3. Não gostei,pois não tenhe respostas.,.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CONCORDO COM VC

      Excluir
    2. concordo com geral

      Excluir
    3. não ajudou em nadaaaaa não mostra exemplos inteiramente compreensíveis.axei mto ruim

      Excluir
  4. assim,seria bom,se aem de colocar exercicios para,identificar as grandezas,deveria colocar exemplos de situação-problema,respondido,para ajudar a explicar melhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. --' cade o gabaritoo , isso vai me ajuda em que ?

      Excluir
  5. O_O tenho prova de matematica sobre isso eu esqueci se tem q multiiplicar os numeros ou dividi-los

    ResponderExcluir
  6. 3ª questão Resposta 6 dias correto?
    as grandezas são inversamente proporcionais? estou ensinando isso para minha neta mas nao sei se entendi isso direito.
    12/8::16/X IP

    4ª Joaquim trabalho mais ganha R$ 120,00
    Manoel R$80,00
    3+2=5 200/ 5= 40X3 dias
    C)
    3/5::2/5
    d)200/3::200/2
    e) quantos mais dias trabalhados maior o salario

    Será que acertei? Tomara que sim
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cala boca idiota velha do caralho

      Excluir
    2. A questão 3 é uma regra de três inversa
      12g 8d
      16g x
      aumenta o numero de galinhas diminui o tempo da ração
      16 8d 12x8=96/16=6 o resultado é 6d
      12 x

      Excluir
    3. Exato e de uma outra maneira mais rápido podemos simplesmente dividir o tempo acrescido pela quantidade e subtrair pelo tempo. Basta ser inteligente pra fazer o resto esse site é bwe fixe valeu

      Excluir
  7. Sem querer ofender mais esse site é uma merda!!
    Não ensina bosta nenhuma!!
    Desculpe o proprietário desse blog mais essa é a minha opinião, assim como a de todos aqui!!
    =D

    ResponderExcluir
  8. filha duma puta tranza comigo ja que eu ja comi a tua mãe
    gostosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa como vc é criança mesmo!!!! Vai arrumar alguma coisa pra fazer, do que ficar ofendendo as pessoas. Fala tanto em transar que até deve ter ejaculação precoce!!! Cresce..

      Excluir
  9. se vc que trnza me adiciona
    no msn
    jhnripr_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. nao entendir nada mais e explicao muito boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc não entendeu nada com é que a explicação é boa! Que ingenuo!

      Excluir
    2. que comentario mais idiota burro retardado inutiul besta infernal

      Excluir
    3. lol? devem ser um monte de crianças bagunceiras que n prestam atennção ne nada , deve ler na força , por isso n aprende , se n entendeu le de novo criticar n vai adiantar nada math25 seu inútil

      Excluir
  11. São atividades que fazem raciocinar.

    ResponderExcluir
  12. ivete gostei vamos repetir abraços

    ResponderExcluir
  13. poderia ser melhor a questões com as repostas pra se entender melhor...

    ResponderExcluir
  14. eu queria saber se isso me ajuda em trabalho

    ResponderExcluir
  15. deveria ter a respostas das questões para se entender melhor....

    ResponderExcluir
  16. A questao numero 2 esta errada ou nao foi formula corretamente, pois se o numero de colhos diminuir a logica seria que a ração tb diminuiria, neste caso seria diretamente proporcional.

    Para que a resposta fosse diretamente vcs teriam que esplicar o seguinte, com a quantidade de coelhos reduzido pela metade o consumo individual de cada um durante os 4 dias.


    Gledel J. E Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A tá e é !Antes de tú falar isso vai compra um oculos fundo de garrafa filho!!!!
      Ass: RT.

      Excluir
  17. q porra d site é esse em fdp?!

    num ensina porra nenhuma nessa merdaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  18. Bom, eu entendi, gostei... acho q vc realmente deve colocar as respostas, para esses ignorantes.

    Para vocês ignorantes, para compreender algum problema, vocês tem que aprender a ler e interpretar. Para isso vocês tem que criar o habito da leitura, porque alem de ajudar nesse problema, tambem vai ajudar vcs a escrever corretamente.

    Procurem tambem prestar mais atenção ao que o seu professor está explicando, ao inves de ficar com brincadeirinhas em sala de aula pois, se prestassem, ao ler o exemplo aqui ou de qualquer blog, vcs entenderiam.

    E tentem melhorar o vocabulario de vcs, pq se vcs querem ofender alguem, façam isso com classe, assim vcs estaram motrando que pelo menos são educados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E VC ACHA Q SABE DE MAIS EU TAMBEM QUERO A RESPOSTA VIU IGNORANTE

      Excluir
    2. de voce é tao esperto !Por que entrou neste site vossa majestade!

      Excluir
    3. Eu já ia entrando para falar sobre essa turma que entra na internet para exibir a educação que receberam em casa. Está bem claro que precisam criar o hábito da leitura e enfrentar os desafios da vida, além dos desafios da Matemática aqui expostos.
      Gostei muito dos problemas aqui expostos, inclusive vou usá-los para os meus alunos. Para concluir, também gostaria que tivesse o gabarito, para confrontar com as minhas resoluções.

      Excluir
  19. não gosto muito de matemática, pois essa matéria é muito chata, mas como nao tenho escolha tenho que aprender a me dar bem com os números pois quero ser alguem na vida. PARABÉNS a quem postou esses exercicios;pois eles me ajudaram bastante. obrigado!

    ResponderExcluir
  20. vcf nao colocou resposta seria bom né

    ResponderExcluir
  21. gostei da explicaçao mas seria melhor ter resposta

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. bem a explicação ficou boa mais cade as resposta ????

    ResponderExcluir
  24. eu gostei muito .
    so que onde esta as respostas

    ResponderExcluir
  25. perdi 30 min da minha vida lendo isso,eu acho que deveria ter as respostas e uma explicação um pouco melhor arruma isso ae cara.


    ABRAÇO!!!

    ResponderExcluir
  26. EU NUNCA ENTENDI P.N DE MATEMATICA

    ResponderExcluir
  27. Ótima as questões, tive oportunidade de estabelecer diferença entre as grandezas, as quais estão sendo apresentadas.

    ResponderExcluir
  28. matematica e o caralho

    ResponderExcluir
  29. tdu expicaduh certinhu

    ResponderExcluir
  30. resposta que é bom nada néhh??
    QUE MERDA _|_

    ResponderExcluir
  31. cade as respostas p gent conferir?????????

    ResponderExcluir
  32. gostei,muinto bom..

    e seus idiotas, concerteza ele nao não colocou as resposta,porque concerteza é pra vcs responderem, e se vcs aprederam mesmo, as resposta estaram certa!

    ResponderExcluir
  33. Q4- joaquim pois ele trabalhou um dia a mais q manuel

    ResponderExcluir
  34. Q2 - a quantidade de ração deverar diminuir pois foi reduzido

    ResponderExcluir
  35. Não entendi nada pois não está explicando nada.Simplesmente está apenas fazendo perguntas.Gostaria que tivesse mais exemplos ensinando a fazer os execícios na prática.

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. Matéria muito boa,pena que tenha respostaa.

    ResponderExcluir
  38. seu anonimo, quem tá falando é o antônio, analfabeto e mal agradecido, você quer tudo mastigadinho para decorar tudo em 30 min e depois ficar na internet 23:30h mandando essas piadinhas sem graça para o autor do site. Vc não entende matemática e muito menos português. Qdo vc manda uma bobagem e escreve "anonimo diz..." com reticências, se vc não sabe, aí não cabe reticência nenhuma, seu analfa, fique sabendo que o correto seria dois pontos, um em cima e o outro em embaixo.

    ResponderExcluir
  39. num fodi seus filhos das putas
    chupa o meu cu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. chupa vc.enfia o dedo e lambe .soncera idiota otario

      Excluir
  40. Os exercícios deveriam trazer as respostas, assim ficaria mais fácil saber se acertamos ou não!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o burrice isso e para vc raciocinarsoncera

      Excluir
  41. 5ª)
    X e y
    X/1,20 Y/1,80

    X+Y 1500,00
    ---------- = --------- = 500,00
    1,20+1,180 3

    X 500,00
    --- = -------- = X= 600,00
    1,20 1

    Y 500,00
    ---- = ------- = Y= 900,00
    1,80 1

    ResponderExcluir
  42. Essa pagina é um lixo
    seus filha da puta

    ResponderExcluir
  43. eei,voce é o feijão ? sim
    eei,voce é o arroz ?
    nãao eu sou o feijão !
    TOOOOOOOORMENINHAAAAAAAAAAAAAAAA S2

    ResponderExcluir
  44. aeeeeeeeeeeeeeeeeee seus feedo
    HAHAHAHA

    ResponderExcluir
  45. ei... você ...
    você , vcê , você , você,você , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , vocêvocê , você quer ?

    ResponderExcluir
  46. toooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooormenaaa melamor; eeeu li amu

    ResponderExcluir
  47. eei...você mesmo ...
    posso te conta um segredinho;;





















    por baixo dessa roupa...









    eu to peladinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não me diga.seu abestalhado

      Excluir
  48. margarida sua fedodiboxta

    ResponderExcluir
  49. taaty amg ,eu amo voce sua lindjaa owieowie conta sempree fedo do meu s2

    ResponderExcluir
  50. Ceeeh negapreta , DIVA lindja do meu s2 , amo vc amiga.

    ResponderExcluir
  51. williaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaam seu lindo :$ hahahaha ée nóis jãao

    ResponderExcluir
  52. jojoninhas amamos voce seeu lindo heheheh

    ResponderExcluir
  53. Adinam sem coments pra vc,amigo para todas as horas,vai estar sempre akie no mwu S2 s2
    PS: amo voce seu lindo *-* HAHAHA

    ResponderExcluir
  54. AAAA VALEW VANY EU TABEM TE AMO
    VC É A MINA MELOÕÕ
    OLHA O TANTO DE GENTE QUE GOSTA DE VC:
    \Õ/\Õ/\Õ/\Õ/
    \Õ/\Õ/\Õ/\Õ/
    \Õ/\Õ/_Õ_\Õ/
    \Õ/\Õ/\Õ/\Õ/
    \Õ/\Õ/\Õ/\Õ/
    OPS TEM UMA PESSOA QUE TA COM O BRAÇO ABAIXADO
    'ESSA PESSOA SOU EU EU NAO GOSTO DE VC EU TE AMO VC É A MELHOR AMIGO VC A TATI E A CEHH AMU VCS DE CORAÇÃO >>>>S2<<<<<

    ResponderExcluir
  55. eu esqueci da gih
    a gincobiloba kkkkkkk

    ResponderExcluir
  56. Vaaany e Giiih minhas lindjaas s2

    ResponderExcluir
  57. JOONAS MELAMOR (L)
    JUNINHO MELAMOR (L)
    REZENDE MELAMOR(L)
    aain,amo voces seus lindjos *-*

    ResponderExcluir
  58. Marquinho mlk top ;
    ée nois fechamento certo.

    ResponderExcluir
  59. margarida fedo de bosta

    ResponderExcluir
  60. aah Joonas , esqueceu de mim :/

    seu chato RAAN - AMO VC *-*

    ResponderExcluir
  61. quermçe do Jorda táa um lixo u.u
    a véeinha roubou 35 centavos meeus :(

    ResponderExcluir
  62. KKKKKKKKKKKKKKK
    é noois na querme fedo

    ResponderExcluir
  63. aaaaaaa vai corinthians !

    ResponderExcluir
  64. eeeeeeeeeh seus coisa , fica xingando pelo um site nada ver , aqui nao tem nada de bom mermos.

    ResponderExcluir
  65. isso e muito chato so tem coisas bobas e idiotas credo eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeecccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa ahahahahahahahahahrsrsrsrsrsrsrsrskkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  66. rsrsrsrsrsrsrsrsrrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  67. NOSSA !!!!! NUNCA VI TANTAS BOBAGENS JUNTAS ,ISSO SÓ TEM UMA OPÇÃO , UNS MOLEQUES DE 5 ANINHOS QUE JÁ ESCREVEM, AINDA ASSIM MUITO MAL, QUE MAL APRENDERAM A SE LIMPAR SOZINHOS. ACHO QUE NEM CRIANCINHA AGE DESSA FORMA!!! EITA POVINHO IGNORANTE QUE ACHA QUE SITE É UM GRANDE PINICO !!! VÊ SE CRESCE!!!!!

    ResponderExcluir
  68. Vão tumar no cú seus viado!

    ResponderExcluir
  69. cala a boca fedo ¬¬
    aeeeeeeeeeeeee joga o pãao

    ResponderExcluir
  70. a explcaçao parece ser boa mas cade as respostas seu otario se fosse para colocar as perguntas sem respostas hen!vai se fuder seu c@r@lhooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  71. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK isso mesmo fedôo u.u'

    lixo ¬¬


    TORMENINHAAA S2

    ResponderExcluir
  72. eu sou o melhor do melhor do mundo em comentar chingando todos vcs.......em nomes feios vai tomar no cu seus filhos da puta porra vai se fuder caralho!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  73. muito bom, pra quem sabe mexer com proporção , mas podia botar as respostas pra gente conferir se acertamos e entendemos a explicação. vlw vai me ajudar muito

    ResponderExcluir
  74. Matheus William y love u so much

    ResponderExcluir
  75. eu adorei isso foi muito facíl e vai me ajudar muito na prova

    ResponderExcluir
  76. explicação Boa, mas exemplo uma merda.

    ResponderExcluir
  77. Esses exercícios são muito fácies! Vou por só alguns resultados!

    1- a)15.10.6.5
    b)Inversa, pois quanto mais vazos, menos sementes teremos. Inversa é quando algo que acrescentamos reduzirá a outra quantia!Ex.: Se aumentarmos o número de operários para a produção, em MENOS horas teremos produtos feitos!

    2-
    a) Aumenta.

    ...

    Enfim gente, espero ter ajudado um pouquinho!!!Minha cabeça é só de 15anos de vida, mas espero estar sabendo!HAHA!

    Bjs, Nathalia!

    ResponderExcluir
  78. seus idiotas deixa quam fez o site empaz seus bandos d burros q nao sabe d nada
    o dono do site saiba q seu site é muito bom
    ass:mariana

    ResponderExcluir
  79. puxa saco dos caraio.

    ResponderExcluir
  80. muito bom o site.....super interessante....só tenho pena desses anônimos que entra em site de pesquisa pra falar besteira e vulgarizar os comentários do site. que aliás ajuda muita gente que realmente deseja estudar.

    ResponderExcluir
  81. isso aii eu concordo com vc por exemplo eu entrei no site para aprender e intender não pra fica comentando bosta...

    ResponderExcluir
  82. TINHA QUE TER RESPOSTA PARA NÓS CONFERIRMOS...

    ResponderExcluir
  83. muito bom esse site de vcss parabens esse e seu dia e que dia mais feliz

    ResponderExcluir
  84. gostei muito, mas gostaria que tivesse o gabarito para sabermos se acertamos ou erramos às questões, ok

    ResponderExcluir
  85. nao gostei nao em tem as respostas

    ResponderExcluir
  86. Ríduculo a atitude de algumas pessoas,que sabem apenas criticar.Os sites, nos ajudam a esclarecer alguma dúvida, a matéria você irá aprender em sala de aula; ou se brinca brinca e pertuba a aula o tempo todo; paga aulas particulares, sofrendo no bolso aprende a valorizar o profissional em sala de aula.

    ResponderExcluir
  87. Péssimo por não ter respostas?

    ResponderExcluir
  88. eu ameiii esta explicaçao.Espero que continuem assim parabéns!

    ResponderExcluir
  89. ai gata da foto tú é muito linda add ai
    doca-k9rs@hotmail.com

    ResponderExcluir
  90. ah desse eu nao entendie nada mais ta valendu eu adorei esse saite mais nao entendu nada de mqatematica ! ♥♥♥♥☺♦◘♣☻♥♠○♪►◄↕↑$ bjs s2 s2 s2 s2

    ResponderExcluir
  91. que merda naum insina nada ;;;

    ResponderExcluir
  92. gostei da explicação.mais seria melhor se na atividade tivesse as respostas. VLW

    ResponderExcluir
  93. Faltou a resposta ,para sabermos se a sua linha de raciocínio é igual a nossa.

    ResponderExcluir
  94. beem eu já sabia desse assunto só queria melhorar mais beijiiim.

    ResponderExcluir
  95. Ja havia estudado antes sobre esta matéria no 7º ano , acabei esquecendo e este site ajudou bastante a relembrar. :D

    ResponderExcluir
  96. HA E O NOSSO TRICOLOR HOJE HEIN ? VAMO QUE VAMO!

    ResponderExcluir
  97. E o pintinho pi , e o pintinho piu ♪♫

    ResponderExcluir
  98. TORIMEEEEEEEEEEEEEN (8)

    ResponderExcluir
  99. DO RE MI FA FA FA DO RE DO RE RÉ RÉ , DO SOL FA MI MI MI DO RE MI FÁAAAAAAA (8)

    ME GUUUUUSTA BABY , SOU UMA CANTORA Õ/

    ResponderExcluir
  100. DO RÉ MI FA FA FA , DO RÉ DO RÉ RERÉ , DO SOL FA MI MI MI DO RÉ MI FAAAAAAAA (8)

    OH YEEEEEEEEEEEAH

    ME GUSTA , BABY SOU UMA CANTORA Õ/

    ResponderExcluir
  101. falta colocar as respostas

    ResponderExcluir
  102. Keeeeeeeeeelvin te amo demais meu amoor s2

    ResponderExcluir
  103. voceis sao umas porras mesmo.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    yuri bbb12 vc e lindo seu gostosao
    jkkkkkk
    kkkkkkk
    kkkkkkk
    hbsrdfctraecfy

    ResponderExcluir
  104. muiito bom, mas melhor ficariia com respostas......
    bbjj

    ResponderExcluir
  105. oLÁ!

    Obrigado!

    Abraços!
    Marcélio AtAÍDE!

    ResponderExcluir
  106. eu achei uma porcaria

    ResponderExcluir
  107. eu achei uma porcaria

    ResponderExcluir
  108. Muito bom. Infelizmente a maioria dos alunos está para a matemática assim como os bebês estão para a comida...(vc tem que dar na boquinha!) Não conseguem enteder o que lêem.

    ResponderExcluir
  109. gostaria de saber se minhas respostas estão certas como faço??

    ResponderExcluir
  110. Gostei da explicação abordada com informalidade , concordo que poderia ter as respostas dos exercícios , mas mesmo assim me ajudou ! bjs ;**

    ResponderExcluir
  111. vcs to
    dos sao lesados brigando por conta de matematica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu amor não é matematica e sim o meu futuro!!!
      Entendeu ou quer que eu desenhe?

      Excluir
  112. vcs podem mandar mais resposta mais faceis porque eu tenho um trabalho para entregar dia 16/11/12 eu ia agradecer

    ResponderExcluir
  113. o Cabrini tem um caso com a dona ana kk

    ResponderExcluir
  114. EU ODEIO ESSA MALDITAA ESKOLAAA ;@ ;@ ;@ :@ :@ por mim que todo mundo morra seus pau no cu

    ResponderExcluir
  115. O CABRINI VAI SER PAPAI KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  116. AE LEANDRO VIADAOO NAMORADO DA FERNANDAA

    ResponderExcluir
  117. SEU VIRGEN DESGRAÇADO _)_

    ResponderExcluir
  118. vai tooma no cuu filha da puta

    ResponderExcluir
  119. LENADRO PEGO A CHEFE DA QUADRILHA

    ResponderExcluir
  120. vaii se fude noiiiia
    namorado da negona

    ResponderExcluir
  121. CABRIINE E PAMELLA
    AMOR ETERNO

    ResponderExcluir
  122. esse site nao me ajudou em nada primeiro
    que nem explicar ele explica, e segundo
    nao tem nem resposta pra conferir

    ResponderExcluir
  123. Gostei da explicaçao do site,mas mesmo assim continua odiando a merda da escola

    ResponderExcluir
  124. tava até indo bem, mas quando chegou na parte do exercício q vii que ñ tinha resposta. me polpe né.

    ResponderExcluir
  125. eu não entendi nada essa porra

    ResponderExcluir
  126. site ruim nao entendi nada tenho um trabalho a fazer e voces ficam dando coisa besta.

    ResponderExcluir
  127. oi tb ben cantiga?
    ty ano neu anor <2

    ResponderExcluir
  128. se não estão conseguindo entender procurem outro site.
    Vcs so querem facilidade e a vida nao e assim

    ResponderExcluir
  129. http://profbarbara.webnode.pt/grandezas-direta-e-inversamente-proporcionais/

    ResponderExcluir
  130. Futuro de merda, o de vocês que ficam criticando, ficando todo putinho só porque não tem resposta? Meu, nunca vi exercícios tão simples, nunca vi essa matéria, tava dando uma pesquisada numas matérias que só sabia o nome, e entendi de primeira, e pior ainda, tem gente que nem lê, imprime pro trabalho, e depois que vê que não tem resposta. Vey, na boa, se mata.

    ResponderExcluir
  131. '-' Fala sério , na tabela vazia era só colocar os números em sequência decrescente, burrice tem limite... já vai falando que não sabe sem pelo menos tentar, é INVERSAMENTE PROPORCIONAL o/

    ResponderExcluir
  132. eu gostei muito ,otimo site continuem assim,e não se importem com esses comentarios infantis !!

    ResponderExcluir
  133. se tivesse a resposta seria melhor véi, mas seu site é muito bom, ajudou paka's vlw

    ResponderExcluir
  134. ai q tesão, tô louco pra comer cú de viado, adoro a cara q eles fazem de prazer, aiaiaiaiai, quem quer meu pau gostoso?

    ResponderExcluir
  135. Nossa.. qto analfabeto..

    ResponderExcluir
  136. nossa o BRASIL ta tão ruim assi, na educação =O

    se vcs querem problemas com resposta vai no site somatematica.com la tem problemas com resposta , mais nao ensina nada , eu fiz todas as questões e nao precisei de resposta porra nenhuma se vc nao entende a materia vc vai se ferrar matematica e simples entendeu facil nao entendeu se fode !!


    site e bom sim ! vlw dono do blog

    ResponderExcluir
  137. Na Boa , esse povo ae que nao gosto porq nao tem resposta , sao um bando de BURROS (Desculpa a ofença animal ^^) Voces nao sabem ler e tirar uma conclusao nao ? RETARDADOS ;S

    Site OTIMO !

    ResponderExcluir
  138. Está muito bem explicada a matéria, só falta mesmo as pessoas estudarem, ir ao colégio não é suficiente, tem que fazer exercícios.

    ResponderExcluir
  139. há deu certo para o meu trabalho

    ResponderExcluir
  140. existem pessoas simples e importantes simples como eu importante como eu tambem kkkkkkk
    adorei a explicaçao mais ta fautandu as resportas buaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  141. - Qe Boooooooosta !

    ResponderExcluir
  142. ps3 é melhor que xbox

    ResponderExcluir
  143. ooooh site ruim não explica nada vai ser ruim assim lá longe! e nem mostra as respostas!!!

    ResponderExcluir
  144. Ewerthon pare de ser um ignorante o nome do site é: ensinandoeaprendendomatematica, o site lhe ensina porem quem não aprende é você, ele ensina e pelo visto muito bem, se você o os seus amiguinhos que não tem a capacidade de fazerem um trabalho sem respostas vão procurar no yahoo perguntas e respostas, porem é uma imensa injustiça você difamar o site, somente pela sua incapacitação de aprender algo.


    obs: somente me apresento no anonimato, pelo simples motivo de não portar uma conta do google porem tenho orgulho de de dizer meu nome

    Rodrigo Machado Liscano

    ResponderExcluir
  145. Esse Site é Excelente, além da ótima explicação, passa exercícios para que a pessoa pense bem...1-b as Grandesas são inversamente porporcionais, porque quanto mais vasos há, menos sementes por vazo terá.
    2-a) A quantidade de ração for consumida aumentará para os coelhos, mas como haverá menos, a quantidade gasta para alimentar à todos eles diminuirá.
    b) Diretamente, porque quanto menos coelhos houver, menos ração será gasta... (Essa será Minha Ajuda) Mais uma vez digo: Esse site é Excelente!

    ResponderExcluir